Conheça o projeto Imprensa Jovem

Criado em 2005, a Imprensa Jovem é um projeto desenvolvido pelo Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de São Paulo. Atualmente, conta com aproximadamente 100 agências de notícias em funcionamento nas escolas de Ensino Infantil e Fundamental da capital paulista.

Nelas, por meio da produção jornalística multimídia, cerca de 2,5 mil estudantes em mais de 150 projetos de agências de notícias são protagonistas na ampliação dos canais de comunicação entre a escola e a comunidade. Nesse processo de criação de pautas, pesquisa e edição de conteúdos, esses jovens desenvolvem, de maneira autônoma e colaborativa, suas habilidades críticas e criativas.

No Imprensa Jovem, quem dá a palavra final são os estudantes. Mas os professores têm papel fundamental na mediação pedagógica do planejamento, realização e avaliação das produções jornalísticas.

Os repórteres da Imprensa Jovem participam da cobertura de grandes eventos. Em 2014, eles estiveram na Bienal do Livro e, em 2015, na Campus Party, ambos em São Paulo.

As coberturas são compartilhadas por meio de blogs, rádios virtuais, canais no Youtube e páginas no Facebook, entre outras mídias sociais. Dessa forma, as agências de notícias formadas pelos alunos potencializam os recursos de comunicação disponiveis, em favor do aluno-repórter numa proposta de comunicação livre e democrática.

Anúncios